Aulas online de Literatura aproximam crianças da Arte

Em Leme, o projeto Criando Arte adaptou seu formato para oferecer cultura mesmo à distância.

 

Aprender e ensinar nunca foram tão digitais como hoje – e essa realidade de aulas online chega até os projetos como o “Crianças Criando Arte 3”, que adapta o seu formato para ensinar Fábulas para as 150 crianças e adolescentes inscritas.

“É aí que a gente vê que as manifestações culturais se unem em prol da democratização de acesso, por meio das aulas gravadas (audiovisual), a Literatura expande os horizontes das prateleiras, dos livros”, afirma Admauro Nunes, proponente do projeto.

As aulas promovidas pelo Criando Arte ficam disponíveis gratuitamente na internet, para que os alunos e as alunas possam acessar o conteúdo quando e quantas vezes quiserem. “Criando personagens para Fábulas”, “Importância do Esboço” e “Analogia, Metáfora e Síntese” são alguns exemplos de atividades que entram nas casas das crianças e dos adolescentes.

Além dos vídeos, foi desenvolvida a cartilha “Quaretenando”, um material impresso distribuído para os inscritos no projeto para complementar o aprendizado de forma remota. “A ideia é que os alunos escolham os 2 melhores dias da semana para realizar 1 atividade da cartilha. Praticamos o lúdico, a imaginação, a leitura, a escrita e a ação em atividades culturais que falam sobre pandemia com o intuito de apresentar e também homenagear artistas e personalidades da cultura brasileira.”, conta Letícia Rodrigues, uma das criadoras do material.

O “Crianças Criando Arte III”, que tem como proponente Admauro Nunes, é uma iniciativa realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com patrocínio da empresa TsTech e apoio da Goal projetos e Projeto Social Grêmio União.