Tradição de um Povo

Aprovado no ProAC ICMS;
Código: 21501;
Proponente: Gabriel Silva Mendeleh;
Valor total do projeto: 149.982,48.

O projeto

Tradição de um Povo visa à realização de uma websérie documental, que contará com quatro capítulos, de 20 minutos cada um, com temas ligados a ritmos negros tradicionais do Estado de São Paulo.
Os capítulos serão exibidos através da plataforma do Youtube e terão os seguintes temas: “Batuque de Umbigada”, “Jongo”, “Moçambique” e “Samba de Roda”, presentes nas cidades de São José dos Campos, Guaratinguetá, Tietê, Capivari, Piracicaba, Pirapora do Bom Jesus e Taubaté.
O projeto conta com ações de desenvolvimento de um site para a publicação de Making Off, textos, vídeos, depoimentos e demais conteúdos gerados durante a produção dos capítulos da websérie, que contará com 1h40 de conteúdo sobre manifestações afrobrasileiras tradicionais do Estado de São Paulo.

Objetivos

Registro das atividades de quatro comunidades de matriz africana que estão no Estado de São Paulo. Dessa forma, a produção se torna um registro histórico e cultural, respeitando e enaltecendo a pluralidade cultural presente no Estado e no país.
Como objetivos específicos, temos:
– Realização de pesquisa histórica e levantamento de dados das comunidades Jongo, Samba de Lenço, Samba de Roda, Moçambique e Batuque de Umbigada; – Realizar de entrevistas com integrantes das comunidades;
– Produzir uma websérie de cinco capítulos de 20 minutos cada;
– Divulgar a websérie produzida;
– Transformar os vídeos em fontes de informações confiáveis sobre as manifestações já mencionadas;
– Valorizar, tanto entre o restante dos cidadãos, quanto entre os integrantes das comunidades pesquisadas, a importância da pluralidade social e cultural brasileira, bem como a tolerância.

Contrapartidas para o patrocinador

– Veiculação da logomarca em todo o material produzido pelo projeto;
– Disponibilização de fotos e vídeos para divulgação interna;
– Realização de sessão especial da websérie dentro da empresa.