Projeto internacional Futebol de Rua é lançado em RP

A primeira atividade foi realizada no Simioni; Organizadores esperam mobilizar mais de mil cidadãos do município

“Futebol de Rua”, projeto social internacional, acaba de chegar a Ribeirão Preto. Lançada oficialmente ontem (26), a iniciativa forneceu atividades esportivas, oficinas e realização de exames médicos para crianças e moradores do bairro Simioni, que fica na Zona Norte da cidade.

Segundo o coordenador do projeto, Victor Cavallari, a atividade do último domingo reuniu 100 alunos do projeto “Bom de Nota, Bom de Bola”, além da comunidade local. “Nossos objetivos são: usar o futebol como uma linguagem de acesso a comunidades, difundir práticas de esporte educacional e contribuir para o desenvolvimento social de comunidades através de ações complementares com diferentes temáticas”.

O projeto, que será realizado mensalmente e possui cinco edições previstas, vai promover atividades com foco na promoção de saúde, atividade física, sustentabilidade, inclusão social e combate à violência. Para essas atividades, a APEC atuará em rede com outras instituições e organizações de Ribeirão Preto, como, por exemplo a Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Voluntariado Universitário, CEPROSIND, Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto dentre outros.

O “Futebol de Rua” é promovido em parceria entre APEC (Associação Pró-Esporte e Cultura), Partners of the Americas, SportsUnited e Embaixada Americana. A expectativa é que o projeto mobilize cerca de 750 cidadãos dos bairros comtemplados e 400 crianças e adolescentes até o final do projeto.